19 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/01/24 às 10h37 - Atualizado em 10/01/24 às 10h54

Campanha: Janeiro Branco (Saúde Mental)

COMPARTILHAR

Comemorada no primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco tem o objetivo de colocar em destaque a temática da promoção da saúde mental, na tentativa de esclarecer e prevenir doenças como ansiedade e depressão.

Criada por psicólogos brasileiros, o Janeiro Branco ganhou peso nacional e tem o apoio do Governo do Distrito Federal e da Câmara Legislativa com a criação no ano passado da Frente Parlamentar de Prevenção à Depressão, ao Suicídio e Valorização da Vida e com leis sobre Politicas Públicas sobre saúde mental. Janeiro foi escolhido para a campanha por ser um marco de recomeço, assim como a cor branca, que simboliza uma folha de papel nova.

A campanha ainda visa eliminar o estigma sobre os transtornos mentais, como o receio de procurar um psicólogo para conversar sobre alguma perda ou desconforto.

ATENDIMENTO – Para quem se identifica com os sintomas relacionados a doenças como depressão e ansiedade, o primeiro passo, dentro da rede pública, é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os profissionais estão habilitados para identificar o problema e dar os encaminhamentos necessários.

Quando é preciso tratamento, a rede conta com Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além do Instituto de Saúde Mental (ISM).

Endereços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Plano Piloto

Caps I (Infanto-juvenil) – Asa Norte
Endereço: SMHN, Qd 03, Conjunto 1, Bloco A
Telefone: (61) 2017-1990
E-mail: capsi.asanorte@yahoo.com.br
Horário de atendimento: das 7hs às 19hs de segunda a sexta-feira
Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos nos termos da lei.
Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: Possui estacionamento público para carros, motos e bicicletas.

Centro de Atenção Psicossocial Brasília – CAPS II
Endereço: SGAN 905, Módulo D. CEP: 70.790-054 – Brasília – DF (Localizado no Centro de Saúde 1 – Asa Norte)
Telefone: (61) 920017779/ 920017782
E-mail: caps2brasilia@gmail.com
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 07:00 às 18:00.

Mapa do site Dúvidas frequentes