O projeto teve 63 vetos em favor do desenvolvimento e da preservação da área tombada da capital.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou nesta segunda-feira (12/8), o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), em solenidade no Palácio do Buriti, com 63 vetos ao projeto de lei complementar (PLC) aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF).
O projeto inicial teve duras críticas de vários segmentos da sociedade, que levou o governador a analisar e ouvir, técnicos, especialistas e diversos setores para preservar a área tombada da capital.
Um dos vetos foi a altura de 16 prédios dos setores hoteleiros Norte (SHN) e Sul (SHS), que poderiam passar dos atuais três andares para 12.
Outro ponto vetado era a criação de um camping no Parque dos Pássaros, no fim da Asa Sul, em área vizinha às quadras 216 e 416. O governador também excluiu a instalação de comércios no Setor de Embaixadas Norte.
Outro ponto polêmico que foi vetado era a instalação de motéis nas Asa Sul e Norte.
Para o administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, depois de uma discussão de 15 anos, o PPcub vai a partir de agora trazer um conjunto de regras e segurança jurídica para o desenvolvimento e preservação da capital. “ O PPCUB estabelece normas claras do que pode ser feito e permitido em diversas áreas da capital, o que antes não tinha regulamentação jurídica, o que vai ajudar a trazer mais desenvolvimento para a cidade, além de garantir sua preservação urbanística e qualidade de vida para a capital”, ressaltou Bruno Olímpio.
Vetos
•Motéis na Asa Norte e Asa Sul;
•Possibilidade de acampamento dentro do Parque dos Pássaros;
•Uso comercial no Setor de Embaixadas Norte;
•Mudança nos postos de abastecimento com possibilidade de funerárias e lojas de conveniência funcionando nos locais;
•Funcionamento de grande porte, como hospitais, no Setor de Indústrias Gráficas;
•Aumento dos hotéis no Setor Hoteleiro Norte e Sul de 13,5 metros para 35 metros;
•Mudança no traçado da W2 Sul, com parcelamento e desafetação de áreas públicas da região; e
•E necessidade de aprovar todos os projetos de mudanças na área tombada na Câmara Legislativa do Distrito Federal
Administração Regional do Plano Piloto
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