20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/10/23 às 11h54 - Atualizado em 2/10/23 às 11h54

Começou o Outubro Rosa

COMPARTILHAR

A Administração informa que este mês de outubro é dedicado à campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, é o nosso outubro rosa. 

Durante este mês diversas atividades e ações são realizadas em todo o mundo para sensibilizar a população sobre o tema. Diversos órgãos do GDF vão se unir nesta missão de ajudar mulheres, sobretudo as que estão em vulnerabilidade social e financeira. 

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha Outubro Rosa foi criada pela Lei n° 13.733, de 16 de novembro de 2018, e dispõe sobre a realização de atividades para conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro. Neste período, reforça-se a importância de compartilhar informações de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de orientação sobre acesso e atendimento pela rede de saúde.

A Defensoria Pública do DF realiza nesta segunda-feira (2) o evento que contará com a realização de mamografias e vai até às 17h, no Nuclão da DPDF – Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco G, Loja 1 – Edifício Rossi Esplanada Business.

Durante a ação, também serão ofertados diversos serviços gratuitos, como exames citopatológicos, inserção de DIU, exames de DNA, atendimentos odontológicos, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem.

 Além disso, haverão atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial, entre outros. Desde a primeira edição, em 2 de maio, 2.786 mulheres foram atendidas tanto pela DPDF quanto pelas instituições parceiras.

O foco desta edição é a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A ação tem como parceiros nesta edição o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Administração Regional do Plano Piloto, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e secretarias de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), da Mulher do DF (SMDF), de Saúde do DF (SES), de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet).

Texto: Daniela Uejo/ ASCOM RA-PP

Mapa do site Dúvidas frequentes