20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/09/23 às 7h57 - Atualizado em 27/09/23 às 7h57

No dia mundial do turismo Administração do Plano Piloto ressalta sua importância para a capital

COMPARTILHAR


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

O dia foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência pertencente à ONU, para celebrar o dia Mundial do Turismo, que se deu em 27 de setembro de 1970. A data, além de celebrar a importância do turismo, que um importante setor da economia brasileira, ressalta sua importância na movimentação da economia da nossa capital, que gerar milhares de empregos, não apenas no Distrito Federal, mas em todo o país.

A Administração vem trabalhando incansavelmente, juntamente com sua Diretoria de Obras, Secretaria de Obras, programa GDF Presente e Novacap, visando o restauro de monumentos importantes para a capital, bem como a limpeza e a revitalização de espaços públicos. “O objetivo dessa data é contribuir com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, além de sua importância para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação dos horizontes culturais da comunidade em geral”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

Essas benfeitorias beneficiam não apenas a comunidade do Plano Piloto, mas também as populações de outras Regiões Administrativas, além é claro, dos turistas que diariamente visitam a região do Plano Piloto, que é um grande atrativo.  Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, a população que vive em áreas ou cidades turísticas.

A prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais que distam daquele com o qual estamos habituados, contribuindo em muito para a formação e desenvolvimento pessoal.


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que o turismo envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados a ele, como de hotelaria e transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas. 

Cidade turística pet friendly

Brasília se tornou neste ano de 2023 uma cidade turística pet friendly, ou no bom português, amiga dos animais. Por conta da Lei nº 7.225/2023, sancionada pela vice-governadora, Celina Leão e que coloca a capital federal nesta seara, visando a valorização do bem-estar animal, o incentivo da convivência entre seres humanos e animais nos locais públicos e privados, respeitadas as especificidades de cada um. 

Capital do Rock

Nossa amada Brasília também se tornou Capital do Rock, oficializada pelo Decreto nº 42.074, assinado pelo governador Ibaneis Rocha. O estilo musical foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, pela Lei Distrital nº 5.615. E a rota turística da capital da República conta com mais de 40 pontos que contam parte da história do gênero musical.

Turismo Internacional

Os atrativos turísticos do Distrito Federal (DF) bateram a marca de 982.256 visitações durante todo o ano de 2022. Os dados foram divulgados pelo Observatório de Turismo do ano passado, que mostram que o atrativo mais visitado foi o Templo Legião da Boa Vontade, com 509.671 visitas. O número de turistas internacionais no DF também chama a atenção. Segundo o Ministério do Turismo, Brasília recebeu, de janeiro a maio deste ano, 18.354 turistas estrangeiros, número quase três vezes maior que no mesmo período do ano passado.


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

Texto: Daniela Uejo/ ASCOM RA-PP

Mapa do site Dúvidas frequentes