20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/09/23 às 8h00 - Atualizado em 26/09/23 às 10h17

Caravana da Integração Nacional – Monumento importante da capital recebe iluminação por meio da Administração do Plano Piloto

COMPARTILHAR

A Administração do Plano Piloto participou, na noite desta segunda-feira  (25), da cerimônia de inauguração da iluminação do Marco da Caravana da Integração Nacional, que fica localizado no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, entre as Vias N1 e S1 (em frente à Catedral). 

A Administração solicitou a iluminação mais efetiva ao Sr. Edison Garcia, presidente da Companhia Energética de Brasília (Ceb), que realizou a benfeitoria prontamente. 

O presidente da Companhia Energética, Edison Garcia, comentou que a CEB tem atuado para reforçar a iluminação pública em diversos eventos da cidade. "Para que a população possa participar de eventos noturnos com mais tranquilidade, realizamos o reforço na iluminação pública sempre que se mostra necessário. Além da Carvana, realizada hoje, também instalamos a iluminação para a Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina˜, disse.

O pleito era um pedido importante do Grupo de Colecionadores de veículos antigos, Caravana da Integração Nacional (CIN). A cruz de metal tem a altura de 5 metros, entre as vias S1 e N1. O monumento foi instalado há 63 anos e revitalizado no ano passado, em 2022. 

A estrutura foi idealizada para simbolizar a expansão da malha rodoviária e a implantação da indústria automobilística em Brasília. A instalação ocorreu à época da conclusão da construção da cidade, quando houve uma expedição rumo à nova capital. 

Para a tenente-coronel da Polícia Militar, Kelly  Cesário, essa inauguração significa valorização do monumento. “Estamos aqui para dar visibilidade a esta ação e para dar atenção a este monumento importante de Brasília. Agradeço especialmente ao Administrador Valdemar, que tem sido uma pessoa presente e é com muita alegria que vemos o empenho para mudar este espaço”, disse. 

O organizador do  Grupo de Colecionadores de veículos antigos, caravana da integração nacional, o Sr. Bernardo de Barros, disse que a estrutura é muito importante para a capital. “O monumento serviu para mostrar que Brasília era um local viável para ser a capital, além de marcar o encontro dos deslocamentos para Brasília. Até o ano passado ele estava largado e tinha ações de vândalos. Nós conseguimos ajuda do GDF para a realização do restauro e estava faltando apenas a  iluminação, que foi possível por meio da Administração do Plano Piloto”, disse. 

“A palavra é integração, o GDF se uniu para dar a devida importância deste marco. Fizemos gestão junto à CEB e com o apoio da Companhia conseguimos esta iluminação. Estamos à disposição da comunidade para ajudar nas demandas do Plano Piloto”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros. 

A ideia da caravana foi do major José Edson Perpétuo, primo e ajudante de ordens de Juscelino. Fabricantes de automóveis do Brasil cederam veículos e também motoristas e mecânicos. Estima-se que mais de 100 carros nacionais saíram dos quatro cantos do país e rodaram mais de 6 mil quilômetros por estradas de terra. A aventura sobre quatro rodas tinha operários, jornalistas, políticos, engenheiros, entre outros.

Texto: Daniela Uejo/RA-PP
Fotos: Emanuelle Sena

Mapa do site Dúvidas frequentes