20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/04/23 às 10h29 - Atualizado em 4/04/23 às 16h09

Obras no SCS trazem conforto e segurança para a região

COMPARTILHAR

São mais de 20 anos no Setor Comercial Sul (SCS). Do alto de seu quiosque, instalado na Quadra 5, o comerciante Juvenil Messias observa as transformações da região. Acompanhou o envelhecimento das calçadas, a degradação do asfalto, a desorganização dos estacionamentos. E, hoje, comemora a movimentação de máquinas e operários responsáveis pela grande reforma na área central do Plano Piloto.

“O resultado das obras está excelente. Tem calçada nova, canteiro verde, piso nivelado… Além de ficar mais bonito, essas mudanças trazem mais acessibilidade para o SCS, mais segurança para os clientes. No passado, já vi muita gente tropeçando nos buracos do passeio”, conta Juvenil. “Acredito que os empresários vão voltar a investir na região, vão trazer suas lojas de volta para cá. Porque agora está valendo a pena.”

O projeto de reurbanização do SCS foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Já a execução ficou a cargo da Secretaria de Obras (SODF), que conta com R$ 8,9 milhões para reformar as quadras 3, 4 e 5. O valor é proveniente da Fonte 100, cujos recursos podem ser empregados livremente pelo Executivo.

As obras na região envolvem recuperação da pavimentação, reforma das calçadas e escadas, acessibilidade, nova sinalização vertical e horizontal, reorganização dos estacionamentos, paisagismo e instalação de mobiliário urbano. Em julho do ano passado, os serviços começaram a ser executados pela Quadra 3.

“Finalizamos o calçamento, o piso tátil, a instalação de meio-fio e de placas verticais”, informa Wesley Santos, um dos engenheiros civis que atuam na obra. “Atualmente, trabalhamos na construção de uma rampa de acesso a cadeirantes. E ainda faremos a fresagem do asfalto ao redor da quadra e as pinturas horizontais demarcando faixas de pedestres e vagas nos estacionamentos.”

Já as quadras 5 e 4 começaram a ser reurbanizadas em setembro e outubro, respectivamente. “Estamos reformando cerca de 3 mil metros lineares de calçada e reorganizando cinco bolsões de estacionamento”, conta a engenheira civil responsável pela obra, Cláudia Mansur. “Também trabalhamos na construção de praças e espaços de convivência, tudo com acessibilidade.”

O servidor público Jaimilton Pereira está ansioso para ver as obras prontas. O homem de 57 anos acredita que a reforma trará mais conforto para quem trabalha no SCS. “A região ficou abandonada por décadas. A gente driblava os buracos no chão, disputava espaço com os veículos… Cadeirante também sofria por aqui”, relembra. “Agora a situação está melhorando muito. O espaço está, de fato, sendo revitalizado.”

Por Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência

Mapa do site Dúvidas frequentes