29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/04/23 às 14h10 - Atualizado em 4/04/23 às 14h12

Abril Azul traz ações de conscientização sobre o autismo

COMPARTILHAR

O GDF abre, nesta segunda (3), às 18h, na Torre de TV, a campanha Abril Azul, com o acender das luzes nessa cor, em sintonia com outros prédios de órgãos públicos. A iniciativa é da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD), que programou várias ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), objeto de instituição da campanha em nível nacional. 

Entre as iniciativas previstas, haverá atendimento ao público na Estação 112 Sul do Metrô-DF. Pelo projeto Ação Inclusiva,  equipes da SEPD estarão, a partir desta segunda-feira, em Brazlândia, oferecendo atendimento das 9h às 16h30 até quarta-  feira (5) no Centro de Ensino Especial 01 (Cenebraz). 

Entre os serviços oferecidos, estão ajuda para fazer inscrição no Cadastro Único da Pessoa com Deficiência (CadPCD), o  ponto de partida para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do  Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência. Além disso, os servidores ajudam a comunidade a ingressar com  pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do passe livre especial.

A ação ocorre na esteira do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, instituído como 2 de abril. A secretaria também  lançará a campanha TEAtualizar em suas redes sociais, com a participação de personalidades autistas e dicas para evitar o  capacitismo no dia a dia.

Páscoa Azul 

Em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, a SEPD ainda vai promover, em parceria com o Felicittà Shopping, de Águas Claras, a ação Páscoa Azul, quarta e quinta-feiras (5 e 6), das 12h às 16h. O evento contará com a ação itinerante da SEPD para confecção da Carteirinha para Pessoas com Autismo, além de ações culturais e de entretenimento para a família. 

Celebra Autista 

Outra iniciativa da SEPD neste mês é o encontro Celebra Autista, no dia 28, também no Felicittà, das 10h às 18h. O evento terá palestras, atendimentos e  exposições, entre outras atividades de conscientização sobre o tema. 

*Com informações da Secretaria da Pessoa com Deficiência / Agência Brasilia
Arte: SEPD

 

Mapa do site Dúvidas frequentes