20 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/03/23 às 12h27 - Atualizado em 16/03/23 às 12h27

Mais 11 quadras do Plano Piloto ganharão iluminação LED

COMPARTILHAR

Mais 11 quadras do Plano Piloto estão ganhando iluminação nova. Com investimento de mais de R$ 3,6 milhões, o Governo do Distrito Federal (GDF) está garantindo a troca de lâmpadas antigas por modelos LED, que geram mais economia. Além disso, a iluminação pública contribui com a segurança, uma vez que dificulta a ação de criminosos que possam cometer delitos ou tentar se esconder em espaços escuros.

As obras incluem os serviços de eficientização e de ampliação de iluminação pública. O primeiro reduz o consumo de energia elétrica, com a troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Já o segundo, que também terá o mesmo resultado final, inclui, ainda, a instalação de  novos postes. As 11 obras do Plano Piloto estão sendo realizadas pela CEB Ipes e a administração regional.

Espalhados por quadras das asas Sul e Norte, o serviço teve início no fim de dezembro de 2022 e está sendo concluído agora. Ao todo, mais 1.390 luminárias LED foram instaladas no Plano Piloto com lâmpadas entre 60W – que são usadas em postes de 5 metros – e 280W, utilizadas nos postes maiores, feitos em concreto e com 16 metros de altura

Na SQS 402, que já ganhou ampliação de iluminação pública, tanto na parte residencial quanto na comercial, mais de 370 luminárias LED foram instaladas. O investimento foi de R$ 1,3 milhão – recursos de emenda parlamentar.

Para Andreia Barbosa, 32 anos, que é gerente de um restaurante na quadra, a obra melhorou bastante a segurança no local. “Nos sentimentos mais seguros e os clientes também. Além disso, melhorou bastante para que as pessoas identifiquem as lojas no comércio”, explicou.

Deixar o carro estacionado longe no comércio também é uma preocupação que ficou no passado, de acordo com o manobrista Washington Barbosa, 47 anos. “Testemunhei motoqueiros colidindo com carros por causa da má iluminação. Assaltos e furtos a veículos também”, contou. “Antes as pessoas tinham receio de descer e pegar um carro mais à frente, porque tem lugar que é mais isolado. Digo por mim que estou sempre dirigindo carros, hoje está muito melhor”, completou.

Na Asa Sul, a Quadra 402 já foi finalizada. Mas há outras oito na lista de quadras que recebem melhorias: SQS 211; SQS 202; EQS 202/203; SQS 303; as SHIGS 703 e 715; e as quadras 4 e 6 do Setor de Autarquias. Na Asa Norte, já foi concluída e entregue a iluminação da ciclovia Ponta Norte, entre as quadras SQN 216 e 416 até o Deck Norte, e estão em fase de finalização mais três quadras: SQN 214; SQN 315; e SHAN 610. No total, 11 obras em andamento, sem contar as duas já entregues.

“Estamos empenhados em finalizar essas obras de eficientização e ampliação de iluminação pública e já temos outras em fase de projeto, que devem ter início nos próximos meses”, destacou o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros. “Essas obras são importantes para a população e os moradores da região têm pedido muito por elas”, completou.

Na sexta-feira (10), o administrador esteve em reunião com o presidente da CEB Ipes, Edison Garcia, para discutir um plano de ação para que o Plano Piloto seja 100% contemplado com as luminárias LED. “Não é um plano audacioso, é um plano real, com possibilidades reais de acontecer”, adiantou.

O presidente da CEB Ipes ressaltou que o programa de eficiência energética é um ganho tanto no aspecto social quanto econômico e ambiental. “Vias mais iluminadas estimulam a circulação de pessoas, o que é um fator que aumenta a sensação de segurança”. “As luminárias em LED consomem até 50% menos energia, o que simultaneamente é interessante no aspecto ambiental, pois é um recurso sendo utilizado de maneira mais eficaz, e no econômico, gerando retorno no próprio programa de eficiência energética e na ampliação do parque de iluminação pública do Distrito Federal”, complementou Edison Garcia.

Com mais cor e vida após a instalação das novas luminárias, a Quadra 211 da Asa Sul também foi contemplada tanto na parte residencial quanto na comercial. Lá, parte da obra já foi concluída. Para o aposentado José Costa, 65 anos, o que foi feito até agora já trouxe melhorias significativas para as suas caminhadas. “Eu vou sempre comprar o pãozinho na padaria. Lá na rua e nos estabelecimentos, achei que ficou bem iluminado”, afirmou.

De acordo com ele, as lâmpadas dos postes próximos ao prédio onde mora ainda não foram trocadas e a expectativa é grande. “Quando o LED chegar, automaticamente vamos nos sentir mais seguros nessa área residencial”, pontuou.

Por Kleber Ribeiro e Livio Di Araújo 

Fotos: Emanuelle Sena/Ascom RA-PP / Gilberto Alves / Kleber Ribeiro

Mapa do site Dúvidas frequentes