28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/03/23 às 8h04 - Atualizado em 6/03/23 às 8h04

Vacina bivalente disponível para maiores de 60 anos a partir de hoje

COMPARTILHAR

A partir da próxima segunda-feira (6), mais de 80 unidades básicas de saúde do Distrito Federal vão aplicar a versão bivalente da vacina da Pfizer contra a covid-19 em todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais. Até o momento, o imunizante é autorizado para os maiores de 70, além de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas imunocomprometidas com pelo menos 12 anos.

A Pfizer bivalente é aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades da Secretaria de Saúde (SES).

 

 

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a ômicron.

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina com registro das doses já recebidas. As pessoas imunocomprometidas também precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de sua situação. A lista completa dos locais de vacinação está disponível no site da Secretaria de Saúde.

5.800 vacinas por dia

A gerente da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, informa que nesta sexta-feira (3), o Ministério da Saúde enviou mais 65.586 doses da Pfizer bivalente, totalizando 247.026 imunizantes desse tipo. O esforço é para garantir a disponibilidade das vacinas nos locais indicados. “A procura está grande em todas as regiões de saúde, pois todas elas estão vindo retirar a vacina constantemente”, afirma. Até a noite de quinta-feira (2), foram 23.305 doses aplicadas no Distrito Federal nos quatro primeiros dias, uma média de 5.826 doses aplicadas por dia.

 

 

A coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Ramá Celani, destaca o trabalho para garantir uma vacinação tranquila. “Temos 84 UBSs aplicando a vacina bivalente, o que permite uma oferta bem capilarizada, o que evita o congestionamento em cada ponto de vacinação. Não temos notícia de filas longas ou intercorrências ao longo desta semana”, garante.

Uma das medidas para assegurar o atendimento tranquilo foi um curso específico voltado para os servidores que manejam e aplicam as vacinas bivalentes, com mais de 300 participantes. As equipes também lidam diariamente com os imunizantes monovalentes contra a covid-19, as vacinas de uso infantil e todas as demais do calendário de rotina.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Mapa do site Dúvidas frequentes