29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/02/23 às 9h19 - Atualizado em 25/02/23 às 18h22

Escolas públicas vão receber orientações sobre trânsito mais seguro

COMPARTILHAR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) iniciará, na segunda-feira (27), a segunda etapa da Campanha Volta às Aulas de 2023, desta vez com as atenções voltadas para a comunidade escolar da rede pública. Até 3 de março, a equipe de educadores visitará estabelecimentos públicos de ensino durante os períodos matutino e vespertino.

O objetivo é ensinar os alunos a adotar um comportamento seguro no trânsito, além de estimular os estudantes a repassar o que aprendem aos responsáveis, familiares e amigos. A expectativa é que aproximadamente 2.500 integrantes da rede escolar pública recebam os ensinamentos.

Durante as ações, efetuadas por meio da Diretoria de Educação do DER, serão distribuídos materiais educativos que visam reforçar, junto aos alunos, a importância do respeito às sinalizações e normas previstas na legislação de trânsito.

O aprendizado será de forma lúdica e divertida, com apresentações de teatro de fantoches, para chamar atenção dos estudantes sobre como manter o trânsito sem risco de acidentes. Entre os dias 6 e 10 deste mês, a campanha contemplou instituições particulares de ensino. Perto de 1.500 pessoas foram atendidas.

Senso de cidadania

 

“Pela nossa experiência, sabemos que o ambiente e o conteúdo criado pela equipe de educadores faz com que os alunos participem das atividades desenvolvidas que, entre outros ensinamentos, reforça a importância do uso dos dispositivos de segurança, de reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização de trânsito, além de desenvolver o senso de cidadania no trânsito”, explicou a diretora de Educação do DER, Jucianne Nogueira.

A diretora do Caic Santa Paulina, Oneide Souza, não esconde a satisfação por saber que os alunos receberão instruções sobre segurança no trânsito. “Desde quando falamos para as crianças sobre a visita dos educadores do DER, elas ficaram muito animadas, e o que aprenderão pode ajudar a salvar vidas”, disse.

Confira a relação das escolas públicas que serão visitadas pela equipe da Transitolândia nesta campanha:

→ Segunda (27): Caic Santa Paulina, Paranoá
→ Terça (28): EC 2 da Candangolândia
→ Quarta (1/3): EC Ipê, no Park Way
→ Quinta (2/3): Caic Santa Paulina, Paranoá
→ Sexta (3/3): EC 316 Sul.

*Com informações do DER

Mapa do site Dúvidas frequentes