28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/02/23 às 9h23 - Atualizado em 20/02/23 às 14h04

Mais de 100 faixas de pedestres próximas a escolas são recuperadas

COMPARTILHAR

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) revitalizou 106 faixas de pedestre para o começo do ano letivo, iniciado na segunda-feira (13). Instituições de ensino do Plano Piloto estão entre elas.

 

A ação corresponde à pintura da sinalização horizontal – as faixas brancas no chão – e à troca, caso seja necessário, da placa vertical. Também são incluídas melhorias na sinalização em quebra-molas, faixas de retenção em cruzamentos e reinstalação de placas de advertência e de regulamentação.

Atualmente, existem mais de 4,5 mil faixas de pedestres em todo o DF. Destas, cerca de 800 são próximas a instituições de ensino. Todas devem passar por revitalização neste ano, conforme o cronograma de garantia e análise realizada pela Diretora de Engenharia de Trânsito do Detran.

O diretor-geral do Detran, Marcelo Rodrigues Portela Nunes, afirma que a melhoria facilita a observação da sinalização para pedestres e condutores. “A revitalização das faixas de pedestres é necessária para dar boas condições de visibilidade aos condutores e para garantir que os alunos possam ir à escola e retornar para casa com segurança”, diz.

“Também realizamos ações de educação, para conscientizar alunos e condutores sobre o que fazer e o que não fazer no trânsito, e ações de fiscalização que, além de orientar motoristas, fiscalizam quem insiste em desrespeitar a sinalização e pôr os jovens em risco”, completa Nunes.

 

 

Volta às aulas

A faixa de pedestre próxima à Escola Classe 113 Norte passou pela revitalização. A instituição atende 350 estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental e, devido à localização, ao lado de prédios residenciais, tem fluxo elevado de pedestres e veículos.

“Acredito que todas as escolas deveriam ter a sinalização, porque ajuda na organização de entrada e saída de alunos, diminui o risco de acidentes e educa as crianças sobre segurança no trânsito”, avalia a diretora da escola, Fernanda Neves.

No primeiro dia de aula da pequena Maria Júlia, 6 anos, a vendedora Kamilla Pereira de Souza, 33, separou um tempinho para relembrar a filha como atravessar a pista, mesmo diante da animação da menina em conhecer a sala de aula. A mãe conta que, assim como fez com o filho mais velho, tenta ensinar os principais cuidados no trânsito a Maria Júlia, que é aluna da EC 113 Norte.

 

 

“Sempre mostro que tem que dar o sinal de vida com a mão, olhar para os dois lados e só atravessar quando todos os carros estiverem parados. É uma forma de que eles cuidem da própria segurança quando eu não estou por perto”, afirma a moradora do Varjão.

Quem também prioriza a segurança no trânsito é o servidor público Juracyr Oliveira Cruz, 53, que busca os netos Ana Clara e Pedro, 10 e 7 anos respectivamente, todos os dias. “É superimportante passar na faixa, e passar junto com eles é dar um bom exemplo”, afirma.

A população pode solicitar a instalação ou manutenção de faixas de pedestres pela Ouvidoria, neste link ou pelo telefone 162, ou às administrações regionais. O pedido deve ser detalhado com a localização da sinalização – a ser revitalizada ou criada.

 

Catarina Loiola, da Agência Brasília

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes