06 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
3/06/22 às 15h41 - Atualizado em 3/06/22 às 15h41

Inscrições abertas para curso gratuito e EAD em saúde mental e reconstrução pós-desastres

COMPARTILHAR

Esta é a segunda edição do curso pioneiro ofertado em 2020, logo após o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, e que contou com mais de 69 mil profissionais inscritos de cidades e municípios de todas as regiões do Brasil. O SARS-CoV-2 chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos e deixou muitas marcas, experiências, aprendizados e sofrimentos pelo caminho, especialmente dos trabalhadores da saúde que lidam diretamente com os impactos da pandemia. O novo curso busca capacitar os profissionais para que possam intervir em seus territórios com uma melhor prevenção, mitigação, preparação, resposta, recuperação, reconstrução e reabilitação em situações de desastres e emergências em saúde pública. 

O foco é no processo de reconstrução das Redes de Atenção Psicossocial em toda a complexidade que elas abarcam, para apoiar a identificação e reorganização de processos de trabalho de gestores do SUS, trabalhadores da saúde pública e de outras políticas públicas, como Assistência Social, Defesa Civil, Educação e Habitação, além de estudantes e interessados em processos de recuperação, reconstrução e reabilitação pós-desastres e emergências em saúde pública.  

Ao todo serão ofertados 6 módulos na modalidade de ensino a distância, com um encontro online quinzenal pelo YouTube da Fiocruz Brasília, relatos de experiência, fórum de discussão, avaliação de aprendizagem e conteúdo em vídeos e podcasts. A capacitação vai abordar o momento atual da pandemia, políticas públicas, demandas de saúde mental, diagnóstico da Rede de Atenção Psicossocial e a carga de trabalho, desgaste e exaustão dos trabalhadores.  

A aula inaugural será no dia 13 de junho, a partir das 15h e transmitida pelo Youtube da Fiocruz Brasília. A capacitação foi desenvolvida pelo Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Emergências em Saúde Pública (NUSMAPS) da Fiocruz Brasília, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (ENSP/Fiocruz) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Confira o conteúdo programático, o link para inscrições e mais informações aqui 

Curso de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19: Reconstrução Pós-Desastres e Emergências em Saúde Pública
EAD e gratuito
Inscrições: 3 a 12 de junho
Aula inaugural: 13 de junho, transmitida pelo Youtube da Fiocruz Brasília (www.youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial)
Mais informações: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/curso-nacional-de-saude-mental-e-atencao-psicossocial-na-covid-19/

Fonte: Divulgação Fiocruz

Mapa do site Dúvidas frequentes