15 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
24/09/21 às 14h43 - Atualizado em 24/09/21 às 17h24

Começa hoje o curso para formação de prefeitas e prefeitos comunitários no Plano Piloto

COMPARTILHAR
A partir de hoje, sexta-feira (24/9) começa o curso virtual para formação de lideranças e prefeitas (os) comunitárias (os) no Plano Piloto, ministrado pelo professor Jeann Cunha, prefeito da 105 Norte, com apoio da Administração Regional do Plano Piloto (RA-PP) e do Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN).

O Jeann criou um manual informativo que lista todo o passo a passo para se realizar trabalhos comunitários. Sendo morador da 105 Norte e a prefeitura da quadra estando desativada, ele decidiu reativá-la, começando tudo do zero, mesmo sem saber por onde começar. 

“Eu já tinha esse desejo de ativar a nossa prefeitura, mas não sabia por onde começar, pois não se tinha nem um documento informando o que fazer. Por esse motivo eu tomei a decisão de que iria criar esse documento informativo e assim ajudar as pessoas que queiram entrar para as lideranças comunitárias ou até mesmo fundar uma nova prefeitura em sua quadra”, disse Jeann Cunha.  
 

A Administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, reforçou a importância da parceria entre os órgãos públicos e a comunidade para um melhor andamento das resoluções de demandas.

“As prefeituras de quadra, aqui no Plano Piloto, têm um papel muito importante quanto a organização de demandas da comunidade e apresentação ao órgão competente. É muito mais fácil resolver os problemas de uma forma organizada, sendo coletadas e trazidas à Administração Regional pelos prefeitos, do que de forma esporádica. 

Jeann teve o auxílio da especialista de criação e gestão de comunidade, Izadora Barros, que usou seu conhecimento para incrementar o manual com os passos para se criar uma comunidade. "Uma prefeitura comunitária, nem sempre é uma comunidade" explica ela.
"Uma prefeitura nem sempre é uma comunidade. Para ser comunidade precisa ter relacionamento entre todas as partes, confiança, pontos de conexão, pontos de encontro… precisa ter a relação interpessoal cultivada e não apenas cuidar da parte física do lugar. Por ser de certa forma abstrato, as pessoas tem dificuldade de entender, por isso a necessidade deste manual tratar o passo a passo das burocracias e também de como se criar uma comunidade. O manual está bem completo!", contou Izadora.

O curso será gratuito e terá 10 encontros, cada um com um convidado ao final. Ocorrerá das 19h ás 20h todas as sextas-feiras, a partir do dia 24. Cada tópico terá um assunto diferente, visando tratar dos principais passos tratados no manual para prefeitura comunitária.

A primeira convidada será a prefeita da 115 Norte e integrante do Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN), Vera Reuber Coradin, que estará presente na primeira aula (dia 24). Para ela, o curso é uma “grande oportunidade para muitas quadras de Brasília, que ainda não tem prefeitura organizada”.

“Para qualquer pessoa que deseja mobilizar seus vizinhos para formar uma Associação, ou uma Prefeitura Comunitária, é importante receber informações básicas sobre como proceder. O curso on-line para formação de lideranças comunitárias será uma grande oportunidade para muitas quadras de Brasília, que ainda não tem prefeitura organizada. Parabéns à Administração do Plano Piloto, ao CCAN e ao facilitador do curso Jeann Cunha, por proporcionar essa oportunidade às comunidades que desejam se organizar”, contou ela.
 

Site para adquirir o manual: https://jeanndacunha.com.br/manual-prefeitura-comunitaria
Contato: conselhocomunitarioasanorte@gmail.com
 
Texto: Gabriel Ferraz sob supervisão de Ramíla Moura
Mapa do site Dúvidas frequentes