06 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
14/08/21 às 14h31 - Atualizado em 16/08/21 às 16h30

Gol de placa com novo campo sintético na Vila Planalto

COMPARTILHAR

No lugar do antigo terrão, o formato de um novo campo de futebol já está demarcado no chão. Por enquanto, os únicos “jogadores” em atividade são os operários da obra, mas em breve as ferramentas serão trocadas por bolas e os uniformes não serão de trabalho, e sim de futebol. Sonho antigo dos moradores e frequentadores da Praça Rabelo, na Vila Planalto, a construção do campo de futebol sintético segue a todo vapor.

Para a obra, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 883 mil via emenda do ex-senador Hélio José. A Secretaria de Obras e Infraestrutura é a responsável por fazer a licitação e fiscalizar o andamento dos trabalhos, que geraram cerca de 60 empregos. Atualmente, os operários estão finalizando os serviços de terraplanagem e construção da base do campo.

“Estávamos nessa briga para construir o campo há mais de 12 anos”, destaca o presidente da Associação de Moradores da Vila Planalto, Vantuil Santana. “Era um campo de terrão, que foi muito frequentado nos anos 1970, mas que depois foi se deteriorando. Estava completamente abandonado”, conta ele, que mora há 54 anos na região.

Juntamente com a iluminação por holofotes, já instalada no local, a Praça Rabelo agora vai ter um campo de 89 metros de comprimento por 54,5 metros de largura, feito de grama sintética. No entorno, será erguido um alambrado de proteção, e o projeto também prevê a construção de calçadas e a inclusão de bancos e lixeiras, para melhorar ainda mais a urbanização do local.

A conclusão da obra vai marcar o renascimento do lazer para os amantes do futebol e também de toda a área da Praça Rabelo. “O futebol na Vila Planalto vai ser reativado, e vai ser muito bom tanto para as pessoas que querem praticar um esporte quanto para o comércio da praça, vai trazer o movimento de pessoas de volta”, explica Vantuil.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, se diz satisfeito com os trabalhos, que contemplam um desejo de toda a comunidade. “Além de oferecermos espaço coletivo adequado para a prática desportiva, vamos reforçar a função social desta importante praça para a comunidade”, afirma.

A administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, celebra o bom andamento das obras e destaca outros trabalhos que vão ser feitos na Vila Planalto. “Aqui é um espaço muito simbólico e temos tido um olhar supercarinhoso. Vamos começar a recuperar os parquinhos infantis, as praças e em breve colocaremos mais iluminação pública”, afirma.

De acordo com a Associação de Moradores da Vila Planalto, está sendo discutida a formação de uma liga de futebol do bairro, que tomará conta do campo quando ele estiver apto para uso.

* Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura

Fonte: Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes