A Mala do Livro, um dos principais programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), completou 30 anos em 2020. Ainda dentro das comemoração da data, a pasta e a Biblioteca Nacional de Brasília lançam o I Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil, que vai selecionar 30 obras inéditas, de autoria de crianças e jovens para compor a coletânea de poesias “A Mala do livro, uma viagem na cultura”.
“Estamos valorizando a criança a adentrar ao mundo da escrita. Esse papel é fundamental para nossa política de incentivo do livro e da leitura”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
O Edital Nº 5/2021 foi publicado nesta sexta-feira (23.04) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Confira na íntegra
As 30 poesias selecionadas serão publicadas em coletânea nos formatos e-book, livro impresso, em Braille e/ou áudio-livro. Além de 10 exemplares da obra impressa, os autores das poesias classificadas nos três primeiros lugares de cada categoria receberão, do primeiro ao terceiro colocado, respectivamente, um smartphone, um tablet e um leitor de e-book. Os demais selecionados ganham certificado de participação e dois exemplares da coletânea.
O chamamento público, iniciativa da Biblioteca Nacional de Brasília, atende à Política do Livro, Escrita e Oralidade do Distrito Federal. “Nosso objetivo é incentivar a criatividade da população jovem do DF por meio da linguagem escrita, dando o protagonismo à Mala do Livro, que completou 30 anos em 2020”, reforçou a Diretora da BNB, Elisa Raquel Quelemes.
A partir do dia 30 de abril, crianças e jovens residentes no Distrito Federal ou na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE) podem concorrer ao prêmio nas categorias Infantil (6 a 12 anos), Juvenil (13 a 17 anos) e Pessoas com Deficiência (6 a 17 anos). Cada candidato pode inscrever até duas poesias, inéditas e originais, sendo selecionada apenas a que obtiver maior pontuação.
Uma novidade neste edital é a inclusão, com reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e a possibilidade de envio das poesias por arquivos digitais em áudio. Nesse sentido, a Secec convidou um cadeirante a participar da Comissão de Seleção responsável pela avaliação das obras – formada por dois servidores da pasta e três membros da sociedade civil.
COMO SE INSCREVER
Abertas de 30 de abril a 30 de maio, as inscrições poderão ser feitas preferencialmente mediante preenchimento de formulário eletrônico (clique aqui), pelo e-mail premiocandanguinhodepoesia@cultura.df.gov.br ou ainda, por entrega da documentação na Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural da República, s/n, Esplanada dos Ministérios), mediante agendamento prévio pelo telefone (61) 3325-6257.
O resultado preliminar proferido pela comissão será publicado no DODF e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Caberá recurso, no prazo de 10 dias corridos a contar da publicação, que deverá ser direcionado à Diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília.
O edital Nº 5/2021 e seus anexos estão disponíveis na aba Editais do site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“Estava na hora de haver um espaço para as crianças e jovens de Brasília se expressarem por meio da poesia. Quando anda pelo DF e convive com essa galera, você percebe que eles têm uma criatividade enorme, que só precisam de um canal para se colocar”, defende a Chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec e Coordenadora da Comissão de Seleção, Beth Fernandes.
O chamamento público será um dos temas da Mesa “A Escrita para Infância – Caminhos de Incentivo”, atração deste sábado (24.4, às 17h) do I Festival Gira Cultura DF canal do YouTube da Secec.
Confira a programação completa do Festival Gira Cultura DF.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br
Fonte: SECEC
Administração Regional do Plano Piloto
SBN Quadra 02 Bloco K Asa Norte – CEP: 70040-020 Telefone: 3329-0400
BRASÍLIA - DF