02 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
14/04/20 às 16h38 - Atualizado em 14/04/20 às 16h38

Mutirão de serviços garante limpeza da área central da capital

COMPARTILHAR

ANA LUIZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA 

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Faltando uma semana para o aniversário de 60 anos de Brasília, o Governo do Distrito Federal investe na limpeza e organização na área central da capital. Desde a semana passada, órgãos do GDF fazem vários serviços, como poda de árvore, roçagem, recolhimento de lixo verde, manutenção das vias, pintura de meio-fio, varrição, entre outras ações. 

Nesta terça-feira (14), as equipes iniciam o serviço na Asa Sul. Moradora da região há 10 anos, Rosemary Lacerda, 43 anos, ressalta que, apesar do momento que estamos vivendo, devido a pandemia do coronavírus, esses serviços não podem parar, pois também são essenciais para a população.

“Brasília é uma cidade muito bonita, arborizada e cheia de verde. Cuidar dela é sempre muito bom. As pessoas se sentem mais acolhidas em um lugar cuidado, com ruas limpas, com lixeiras espalhadas pelos locais. É um trabalho que tem que ser feito de forma contínua”, comenta a servidora pública. 

Além de conforto para a população, Rosemary lembra que as ações também trarão mais segurança aos moradores. “A limpeza é uma forma de combater a dengue, por exemplo, e evitar acidentes com árvores. O que temos que entender é que o trabalho é em conjunto. O governo faz a parte dele e a gente tem que fazer a nossa também”, afirma.   

Outras regiões 

Depois dos serviços na Asa Sul, que devem durar três dias, o mutirão segue para a Asa Norte e Lago Norte. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados antes do aniversário de Brasília. São 220 funcionários e 80 caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), além de 95 garis, duas máquinas de pintura do Serviço de Limpeza (SLU) e o apoio da Administração Regional do Plano Piloto.



Foto: Sebastião Pinheiro/Administração Regional do Plano Piloto

Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires, o mutirão de serviços tem o objetivo de limpar e arrumar as regiões para o aniversário de 60 anos de Brasília. “Mesmo que não tenha comemoração, é uma data muito importante para a cidade. Independente desses trabalhos, continuamos realizando esse tipo de ação nas outras regiões administrativas”, lembra. 

Ainda de acordo com o secretário, com o apoio do Polo Central do GDF Presente, as ações também englobam tapa buraco, limpeza nas paradas de ônibus e nas bocas de lobo, a recuperação de calçadas e meio-fios, assim como o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

“Se as equipes encontram um local abandonado, cheio de entulhos e com focos do mosquito da dengue, imediatamente fazemos a faxina do lugar. Além disso, estamos aproveitando esse momento de isolamento social para realizar obras em pontos críticos, que a gente não conseguia fazer quando o movimento era maior”, informa.

Foto: divulgação Novacap

Lago Sul foi a primeira região a receber os trabalhos, que começaram quinta (9) e foram concluídos na tarde de sábado (11). Os serviços foram feitos desde o balão do aeroporto até a QL 22. Todas as paradas de ônibus da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), neste trecho, foram lavadas e as árvores do canteiro central foram podadas, além dos buracos que foram tampados. 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros