Para viabilizar melhorias para a Rua dos Restaurantes, localizada na 405 Sul, a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro participou, nessa segunda-feira, 27/1, de reunião no gabinete da deputada distrital Júlia Lucy, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Ilka Teodoro contou que a Administração do Plano Piloto está em contato com os empresários e com o Instituto Lixo Zero desde junho de 2019 para pensar conjuntamente em melhorias para a quadra e para a rua, popularmente conhecida como Rua dos Restaurantes. “Fizemos reuniões com os empresários da 404/405, depois fizemos uma visita técnica para avaliar a questão dos puxadinhos e para pensar em um plano urbanístico para a rua que contemple também o comércio virado para quadra residencial”, disse. “Além de conversar sobre projetos para calçadas com acessibilidade e da gestão dos resíduos sólidos”, completou.
“Nosso gabinete é lixo zero, então quando o Kadmo trouxe para mim essa demanda eu achei muito interessante”, afirmou a deputada distrital Júlia Lucy.
Uma das pautas tratadas foi a possibilidade de fechamento da Rua dos Restaurantes para aumentar a movimentação de pessoas e a proposta de transformar o local na rua da gastronomia, cultura e lazer. “Hoje a gente já tem no DF uma rua que se chama rua da cultura e lazer”, explicou a administradora. Para resolver a questão, Ilka propôs que a rua permaneça com a nomenclatura Rua dos Restaurantes, já conhecida pelos moradores e registrada em aplicativos de localização.
Sobre o fechamento, a administradora acredita que o mais importante no momento é pensar na melhoria da estrutura urbanística da área. “Eu sugiro que a gente aguarde o avanço de mais etapas do projeto para depois pensar em fechamento da rua”, disse. “Posso aportar emendas para melhorias nas calçadas e na iluminação. Isso contribui muito com a segurança”, afirmou a deputada distrital Júlia Lucy.
Kadmo Côrtes, do Instituto Lixo Zero, participou da reunião e contou que há um esforço para melhorar a governança da rua. “Uma das coisas que os empresários priorizam atualmente é cuidar da gestão integrada de resíduos sólidos. Queremos fazer um exemplo para ser replicado nas outras quadras”, disse.
“Como a Fundação Athos Bulcão está lá, podemos pedir uma parceria para que eles façam uma placa de identificação para a rua”, sugeriu o líder dos empresários do local, Manoel Leônidas. “Podemos conversar com a Novacap e IPHAN para ver se não cabe alguma intervenção no piso, como fizeram na faixa da Escola de Música de Brasília, onde desenharam um piano”, disse Ilka.
Além de melhorias urbanísticas para a rua e reforço da segurança na região, a distribuição de lixeiras nas quadras do Plano Piloto, contêineres para depósito de vidro, alocação de papa entulhos, limite de horários para emissão de ruído nos estabelecimentos e adequação do parque entre as quadras 112 e 113 da Asa Sul, ao projeto de reforma, para aproveitar as melhorias já realizadas no local, foram assuntos abordados na reunião.
Texto: Ramíla Moura/ASCOM – Administração Regional do Plano PIloto
Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto
Administração Regional do Plano Piloto
SBN Quadra 02 Bloco K Asa Norte – CEP: 70040-020 Telefone: 3329-0400
BRASÍLIA - DF