Nessa terça, 26/11, Samira Caccia, da Ouvidoria da Funai e membros da etnia Xavante visitaram a Administração Regional do Plano Piloto para solicitar a desocupação da região em que moram, no Parque das Águas, próximo ao Zoológico. No local, os indígenas contam que vivem cerca de dez pessoas. Os indígenas fizeram um apelo para que retirem invasores da área, alegando que há o consumo excessivo de drogas e álcool por parte dessas pessoas, com ocorrências de agressões, conforme contou o cacique Humberto: “fui agredido com uma barra de ferro”, disse.
Os indígenas contam que fizeram uma solicitação de concessão de uso do Parque das Águas e também a solicitação da ligação de um hidrômetro para fornecimento de água, uma vez que só recebem mediante o envio de caminhão-pipa, água que eles afirmam não ser potável: “precisamos de água potável para tudo”, contam.
A administradora Ilka Teodoro afirmou que fará o que for possível para melhorar as condições de vida das famílias que habitam a região, elaborando um parecer técnico e fazendo articulação com a Funai, Seduh e demais órgãos competentes. “O que estiver ao nosso alcance nós vamos fazer”. Ao final da reunião o cacique Humberto disse “nós não queremos a América inteira, só queremos um lugar para morar”.
Texto: Ana Luiza Santos, sob supervisão de Ramíla Moura/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto
Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto
Administração Regional do Plano Piloto
SBN Quadra 02 Bloco K Asa Norte – CEP: 70040-020 Telefone: 3329-0400
BRASÍLIA - DF