Nessa terça-feira, 22/10, representantes do Fórum de Economia Solidária e do Centro Público de Economia Popular e Solidária do Distrito Federal (CPES-DF) estiveram na Administração Regional para pedir apoio para realização de feiras em áreas como artesanato, reciclagem, agricultura familiar.
O Fórum realiza feiras artesanais periódicas no Setor Comercial Norte e pretende realizar feiras mensalmente ou semanalmente no local, que funciona mediante gestão compartilhada. Atualmente a feira conta com dez artesãos e agricultores familiares.
Synara de Almeida, da Coordenação do Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno falou sobre a comunicação visual do Centro Público de Economia Popular e Solidária do Distrito Federal, localizado na antiga Galeria do Trabalhador, no Setor Comercial Norte de Brasília, que para ela é deficitária e não chama atenção de novos clientes. “Poderíamos ter uma placa de identificação que possibilitasse que os carros que passam nos identificassem e as pessoas viessem conhecer a feira”, disse.
Outro ponto tratado na reunião foi a questão do licenciamento eventual para realização das feiras, que é expedida pela Administração Regional. “Já houve vezes em que nós planejamos a realização da feira e perto da data do evento soubemos que não iria ocorrer por conta da licença que não foi expedida”, disse Antônia Lima. “Queríamos uma licença para poder realizar as feiras de uma forma tranquila”, completou Synara.
A administradora Ilka explicou que, de acordo com a lei 5281, a licença tem validade máxima de 30 dias. “Não há possibilidade de ser expedida uma licença permanente, ela tem duração de no máximo 30 dias podendo ser renovada por igual período por mais uma vez”, disse. A administradora também instruiu o grupo sobre a forma de preencher o checklist para solicitação da licença, disponível no site da Administração.
Ilka também orientou o grupo sobre outras possibilidades para realização das feiras. “Vocês podem realizar uma semana no Setor Comercial Norte e outra aqui no Setor Bancário Norte, para divulgar os trabalhos de vocês para mais gente. Estamos abertos a apoiá-las”, disse.
Texto: Ana Luiza Santos, sob supervisão de Ramíla Moura/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto
Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto
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