14 de janeiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/02/19 às 10h11 - Atualizado em 7/03/19 às 18h39

Carnaval “Respeito à Cidadania”

COMPARTILHAR

“Abafe seus preconceitos! Não à LGBTfobia! Não ao Racismo! Abane a alegria!”. Esses são os motes da campanha lançada nesta quinta-feira (28), na Estação Central do Metrô, para combate à LGBTfobia e ao racismo durante o Carnaval. As ações são realizadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF), em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

“Essa é mais uma das nossas ações para que o Carnaval do Distrito Federal seja marcado pela tolerância e pelo respeito às diferenças e à cidadania. Não queremos mais presenciar situações de violência e agressão”, explicou o secretário da Sejus, Gustavo Rocha.

 

“O Carnaval é uma das maiores festas populares do país. O nosso objetivo é que a diversidade possa brincar, se entender e pular junto nesse momento”, acrescentou a delegada-chefe da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN), Ângela Maria dos Santos.

 

Segundo o subsecretário de Direitos Humanos da Sejus-DF, Juvenal Araújo, a campanha é para “orientar e conscientizar os foliões sobre a necessidade de se proteger e respeitar os públicos mais vulneráveis”. Para o subsecretário de Igualdade Racial da Sejus-DF, Diego Moreno, a campanha também tem o objetivo de divulgar os canais de denúncia, como o telefone das delegacias da Polícia Civil e o 156.

 

Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto disse que "o maior desejo é um carnaval de paz, com segurança e alegria"!

 

Um dos principais legados da campanha de Carnaval será a atuação integrada de diversos órgãos nas temáticas de direitos humanos. “É honra para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios estar dentro dessa campanha. Essa iniciativa trouxe esses temas para a pauta institucional. A nossa expectativa é esse trabalho possa continuar dentro das instituições após o Carnaval”, ressaltou a promotora de justiça do MPDFT, Mariana Távora.

 

Entre as atividades que serão realizadas, está a distribuição de leques com o slogan da campanha e a atuação de equipes da Sejus-DF e dos demais órgãos parceiros atuando durante os dias do carnaval na conscientização dos foliões.

Fonte: Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF)

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM-Administração do Plano Piloto

Mapa do site Dúvidas frequentes