13 de janeiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/10/18 às 12h22 - Atualizado em 27/12/18 às 15h25

RA-1 trabalha duro para manter Brasília em ordem

COMPARTILHAR

Um relatório de "Desordens", referente a junho e julho, no qual estão discriminados os serviços realizados pela Administração Regional do Plano Piloto (RA – I), revelou que foram concluídos 82% dos serviços demandados na área de atuação da Administração.

Nestes quatro meses de gestão da administradora Riane Vasconcelos, foram mapeadas demandas, no âmbito de toda a RA1, por meio de visitas, pessoalmente, pela cidade, em várias manhãs, bem como apuradas durante as reuniões com integrantes dos Conselhos Comunitários e das Associações de Moradores.

Algumas ações efetuadas neste período merecem destaque. As parcerias com a comunidade para reforma de parques infantis (a exemplo da 316 sul e Granja do Torto, com troca de areia, pintura dos brinquedos etc.); parcerias para revitalização de calçadas (a exemplo da 210 Norte e 312 Sul); iluminação em LED (a exemplo do Eixo Rodoviário Norte – Sul e da 307 Norte).

Também foram instaladas estações de ginástica na Vila Planalto, Asa Sul (402,405/406,411/412, 415/416) e Asa Norte (405/406, 409/410); estação de bicicletas compartilhadas e banheiros públicos no Deck Sul, inauguração de 4 praças no Noroeste, dentre outras benfeitorias realizadas, em articulação com os demais órgãos do Governo.

Os trabalhos desempenhados pela equipe da RA-I contemplam a revitalização de calçadas; a construção de ciclovia da Vila Telebrasília ao Deck Sul; a instalação de novas estações de ginástica na Asa Norte; a instalação de pontos de encontro comunitários na Vila Telebrasília; a revitalização de praça na Vila Planalto; a Operação Tapa Buracos; as podas de árvores (NOVACAP); a limpeza de bueiros; a coleta de inservíveis e lixo verde; a revitalização de paradas de ônibus; a regularização de puxadinhos.

Trabalho para manter a cidade limpa

Além da colocação de meios fios e placas de identificação na Granja do Torto e Vila Telebrasília; a reforma de parques infantis, iluminação de novas quadras com lâmpadas LED, dentre outras.

Riane ressalta que as ações da RA-I acontecem de forma integrada com as Secretarias e demais órgãos do Governo, assim como “por meio de parcerias com Conselhos, prefeituras e lideranças comunitárias”.

Na rotina do gabinete da administradora, que não é candidata a nenhum cargo eletivo, o que se vê são muitas reuniões no atendimento à comunidade, aos Conselhos Comunitários, prefeituras e empresários.

Assim como se reúne com as áreas técnicas internas e com gestores dos demais órgãos do governo. Visita as quadras para detecção de demandas e ouve diretamente anseios de moradores; vistorias nas ações realizadas pela Administração; discussão de projetos que beneficiam a cidade, dentre outras ações. “A rotina é bem intensa, entretanto, é muito gratificante poder contribuir com a melhoria da cidade que tanto amo”, diz Riane.

Antes e depois da limpeza

Fotos: Equipe Colic

Maurício Nogueira

Assessoria de Comunicação da Administração do Plano Piloto (RA-I)

Mapa do site Dúvidas frequentes