17 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
28/01/21 às 11h13 - Atualizado em 28/01/21 às 11h13

Plano Piloto recebe visita dos Secretários de Governo e Cidades

COMPARTILHAR

A Administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro, recebeu nesta terça-feira, 26/1, visita dos secretários de Governo, José Humberto Pires, e das Cidades, Valmir Lemos. Além de fazer um balanço das principais realizações em 2020, os secretários verificaram as principais necessidades da Administração Regional para o melhor atendimento das demandas da comunidade da RA-PP. Na oportunidade foram anunciadas obras importantes para a população do Plano Piloto, como o início das obras na Praça do Povo, no Setor Comercial Sul e a finalização das obras na W3 Sul.

O Secretário de Governo explicou que tem realizado visitas em todas as RA’s com a finalidade de levantar os pedidos das administrações e articular com os órgãos de governo a solução dos gargalos existentes. “Acompanhamos o trabalho desenvolvido nas RA’s e estamos sempre em busca de integrar as Administrações Regionais com os órgãos do Governo do Distrito Federal para desburocratizar os processos, possibilitar o desenvolvimento das regiões e melhorar a qualidade de vida da população”, diz.

Valmir Lemos, Secretário Executivo das Cidades disse que as visitas tem sido uma ótima oportunidade de ver de perto o que cada RA precisa. “Todas as RA’s possuem demandas e necessidades diferentes”, destaca.

Melhorias para o Plano Piloto

O Secretário José Humberto anunciou boas novas para a RA-PP. Uma das novidades foi o início da obra da Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, prevista para fevereiro, e a finalização das obras da W3 Sul que será entregue totalmente reformada à população. A reforma das calçadas, demanda já apresentada anteriormente pela administradora à Segov, também está no pacote de obras elencadas como prioridade pelo governador Ibaneis e os gestores de cada pasta envolvida.

Outra notícia trazida pelo Secretário é a resolução de uma demanda antiga da comunidade: o recolhimento do lixo verde. José Humberto afirma que a Novacap fará licitação para estabelecer o serviço permanente de recolhimento de folhas, restos de poda e galhos secos e com isso regularizar a coleta em todo Plano Piloto.

Tecnologia para melhor atendimento da comunidade

A administradora afirma que um dos desafios na Administração é a digitação dos endereços do Plano Piloto e a compatibilização do endereçamento original com os endereços da base de dados dos Correios e dos cartórios.  O endereçamento da Região Administrativa Plano Piloto tem características próprias que datam da inauguração da cidade. Ilka afirma que a digitação otimizará o serviço de análise de viabilidade de endereço do RLE digital, uma demanda do empresariado local. “Os endereços da RA-PP estão todos em pastas físicas e são consultados um a um manualmente. Para a digitação dos dados, já foram feitas conversas entre a Administração e o SEBRAE para uma futura parceria e queremos o apoio da SEGOV para alavancar este processo”, sinaliza Ilka.

Além disso, a administradora pede apoio para conseguir a digitalização do arquivo da Administração Regional que ainda é em papel ou microfilme. A solicitação de projetos e/ou plantas é feita na RA, porém o material ainda armazenado em mídia analógica precisa ser lido, copiado e digitalizado em empresas privadas. “Possuímos o backup de todo o DF, mas a consulta desse arquivo ainda é manual, porque não temos uma máquina de leitura de microfilmes e digitalização. Também não foi possível contratar uma empresa que ofereça este serviço diretamente na sede da administração”. Ilka espera, com a digitalização do acervo, dar celeridade no atendimento das solicitações no arquivo feitas pela comunidade e qualificar a gestão desses documentos que fazem parte da memória de Brasília.

Outro assunto abordado foi a ampliação da equipe de projetos, conservação, manutenção e obras, para melhor atender a comunidade do Plano Piloto.

Texto: Ramíla Moura/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto

Fotos: Emanuelle SenaASCOM – Administração Regional do Plano Piloto

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros