03 de agosto

5/07/16 às 16h44 - Atualizado em 5/07/16 às 16h44

Nome

Em 1957, Lúcio Costa foi o vencedor do concurso para o projeto urbanística da Nova Capital, o Plano Piloto de Brasília. Inspirado pelo sinal da Cruz e popularmente conhecido ao de um avião, Lúcio Costa criou o projeto da capital federal para ser comparada a uma borboleta.

O nome Plano Piloto, originalmente atribuído ao projeto urbanístico da cidade, passou a designar toda a área construída. Segundo o decreto 10 829/87, os limites do Plano Piloto são definidos pelo lago Paranoá, a leste; pelo córrego Vicente Pires, ao sul; pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), ao oeste; e pelo córrego Bananal, ao norte. Dessa forma, abrange áreas das regiões administrativas do Cruzeiro, do Sudoeste/Octogonal e da Candangolândia.