03 de agosto

5/07/16 às 16h41 - Atualizado em 5/07/16 às 16h42

Curiosidades

• Foram desenhados diversos “planos-pilotos” antes da aprovação do projeto do urbanista Lúcio Costa. No formato de avião, o Plano Piloto de Costa levava em conta o relevo da região e o contorno do Lago Paranoá.
  • Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (que equivalem a bairros, vamos assim considerar). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.
  • Brasília abriga 124 embaixadas estrangeiras.
  • Os brasilienses também costumam ser chamados pelo apelido de candangos.
  • O lago Paranoá nasceu do represamento de um rio da região, chamado rio Paranoá.
  • Os projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer atraem milhares de turistas para a capital todos os anos.
  • Mais da metade da população de Brasília era formada por migrantes – ou seja, a maioria dos brasilienses não nasceu aqui.
  • Brasília é a terceira capital mais rica do Brasil.
  • O Plano-piloto de Brasília foi, ao lado de Olinda, Ouro Preto e Rio de Janeiro, oficializado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
  • Brasília está localizada a 1000 metros acima do nível do mar, numa região plana conhecida como Planalto Central.
  • A primeira ligação telefônica de Brasília foi feita por Juscelino Kubistchek.
  • A Esplanada dos Ministérios é formada por 17 edifícios.
  • A Praças dos Três Poderes é assim chamada por ser sede do Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal), Executivo (Palácio do Planalto) e Legislativo (Congresso Nacional).
  • A Catedral de Brasília, principal templo católico da capital chama-se, na verdade, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
  • Devido ao seu conjunto urbanístico e arquitetônico, Brasília foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. Ela possui a maior área tombada do mundo: 112,5 quilômetros quadrados.